22 de setembro de 2011

Saúde de ouro

A razão de eu ter decidido reabrir esse blog hoje é porque estou em casa de licença por um dia do trabalho e tive então tempo extra pra gastar na internet.

Essa semana eu come
çei a sentir dores no ombro direito e apesar de ter achado que a dor poderia ser resultado de exercícios de musculação na academia (eu retomei na academia semana passada depois de um mês longe), o resto do corpo já não tinha mais dores e essa persistia.
Ontem (quarta-feira) decidi passar no médico pra checar já que era bastante incômodo trabalhar com o ombro e bra
ço doendo.
O Mike me levou em um tipo de pronto-socorro no nosso bairro, um consultório bem pequeno com um clínico geral onde apenas casos "simples" são atendidos.

Tanto a Noruega quanto a Suécia mantêm uma política de sistema de saúde público, onde todos os cidadãos registrados e nacionais têm direito a cuidados e tratamentos oferecidos e mantidos pelo governo, alguns sendo pagos (em quantias mínimas) como visitas a clínicos gerais e certos tipos de especialistas e outros sendo de gra
ça. Existem também exceções pra idosos e gestantes por exemplo.
Pacientes também pagam por remédios prescritos por receita, mas se o remédio fizer parte de um tratamento existe uma quantia máxima que cada cidadão paga por ano em remédios, e se seu tratamento exceder essa quantia os remédios passam a ser de gra
ça.
O sistema público é mantido principalmente por impostos.
O sistema mais caro é o dentário, pra adultos, já que pessoas até 19 anos não pagam por suas visitas ao dentista. Essa é uma das áreas onde o sistema privatizado de saúde é o mais comum.

Na minha visita ao clínico ele mencionou que meu caso poderia ser de tendinite por conta dos movimentos repetitivos que fa
ço no trabalho, e pra inflamação do músculo receitou Voltaren e pomada.
Ele disse que a dor poderia continuar por vários dias, então decidi ficar em casa pra deixar o músculo descansar.
Me sinto melhor e a dor na verdade incomodava mais nos movimentos que fa
ço no trabalho, levantando peso e carregando coisas.
Como amanhã estou de folga, vou ter bastante tempo esse fim de semana pra descansar e aproveitar também pra estudar.

Na Noruega, os trabalhadores que estiverem no mesmo trabalho a mais de 2 meses, têm direito a dias de licen
ça pagos, por doença, sem necessidade de comprovação por atestado médico. A pessoa têm direito a não trabalhar por até 3 dias consecutivos 4 vezes ao ano, e receber seu salário normal por esses dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário