16 de novembro de 2009

Dupla cidadania

Assim como na Suécia, na Noruega também é preciso que eu tenha sido concedida um visto de moradia pra que eu possa ter acesso ao serviços e benefícios do país, e pra que eu possa trabalhar e estudar aqui.
No nosso caso, como o Mike é cidadão nórdico e moramos juntos há mais de 2 anos, eu posso pedir um visto chamado familiemigrasjon (migração familiar), que permite que um membro próximo da família de um cidadão nórdico possa se juntar a ele quando o mesmo tiver se mudado e se estabilizado na Noruega.
As regras são que nós possamos provar que temos um relacionamento e que moramos juntos pelos últimos 2 anos. É necessário também apresentar documentos que mostrem que o Mike possui uma residência e um trabalho na Noruega.
No nosso caso eu poderia esperar pelo resultado do processo na Noruega mesmo.
O problema foi que o Mike levou mais tempo que o esperado pra conseguir um trabalho aqui, e como não estava conseguindo nada na área dele acabou aceitando uma vaga temporária em um depósito (como ele trabalhava antes, com caminhões) e pelo que pareceu o contrato dele não seria suficiente pra usarmos no pedido do visto.
Foi então que começamos a conversar sobre a possibilidade de eu obter minha cidadania sueca, que me daria os mesmos direitos de viver e trabalhar na Noruega que o Mike possui.
Estive pesquisando sobre o assunto porque não tinha certeza se poderia manter minha cidadania brasileira caso eu adquirisse a sueca, já que pelo que eu sabia o Brasil só aceita dupla nacionalidade originária (por descendência ou local de nascimento).
Seria admitida também a dupla nacionalidade por naturalização no caso de imposição (se for necessário para permanência em país estrangeiro).
Depois de pesquisar e entrar em contato com a embaixada brasileira na Suécia, obtive a resposta de que não perderia a cidadania brasileira quando adquirisse a sueca, e eu espero que reamente esse seja o caso.
Li que um brasileiro realmente só perderia sua nacionalidade brasileira caso ele claramente demonstrasse desejo em perdê-la, através de uma carta dirigida as autoridades e que também seria possível entrar com um pedido para readquiri-la.

Já a Suécia permite que um cidadão possua dupla cidadania desde que o outro país também o permita.
É possível adquirir a cidadania suéca por naturalização (requerimento) de acordo com algumas regras. Eu poderei enviar meu pedido quando completar 3 anos consecutivos morando na Suécia (em Fevereiro 2010), já que eu:
Sou maior de 18 anos
Posso provar minha identidade (através de por ex. meu passaporte)
Possuo o PUT (que é a permissão permanente de residência, adquirida após ter morado por 2 anos consecutivos no país)
Estarei morando com um cidadão sueco por 3 anos
Tenho me comportado bem na Suécia (sem registros na polícia, crimes ou dívidas)

O passaporte de cor vinho facilitaria bastante a vida na Europa, e podendo manter meu passaporte verdinho (ou o novo, azul) me permitiria continuar entrando no Brasil sem problemas.


Um comentário:

  1. Oi Juliana, tudo bem? minha historia eh um pouco parecida com a sua quanto à mudanca de paises. Queria tirar uma duvida com vc, talvez vc possa me ajudar. Vc tem algum e-mail? Bjs! Debora

    ResponderExcluir