
Dia 09 de Dezembro recebi o visto permanente pra estadia na Suécia, o chamado PUT (Permanent uppehållstillstånd) que significa que eu tenho direito a morar e trabalhar na Suécia por tempo indeterminado. O visto é válido enquanto eu morar na Suécia.
Só tive direito a requerir esse visto depois de ter morado 2 anos consecutivos (contando a partir da data que recebi meu primeiro visto) na Suécia.
Meu primeiro visto foi o de sambo (nome dado a pessoas que moram juntas mas não são casadas) que também dava-me direito a trabalhar aqui.
A partir do momento que fui concedida um visto pra residir aqui, recebi um número de identificação chamado "personnummer" que todas as pessoas registradas na Suécia possuem e que me dá muitos dos mesmos direitos que os suecos têm.
Novidade é que meu novo visto me concedeu o direito de receber das autoridades públicas uma ajuda financeira mensal voltada pra estudantes, o que será mais que bem vindo.
A maioria dos estudantes universitários recebe essa ajuda durante seus estudos também em forma de empréstimo, o que praticamente possibilita que as pessoas adquiram níveis universitários nos seus estudos.
O próximo passo no assunto legalidades na Suécia seria adquirir dupla nacionalidade quando eu tiver completado 5 anos consecutivos morando aqui. Mas isso já são outros 500.
Jujuba, para quem possui a priori o visto de sambo esse período para a concessão da cidadania diminui para 3 anos, sendo de 5 anos para aqueles que possuem visto de trabalho. Logo pequena vc terá sua cidadania.
ResponderExcluirParabéns pelo visto Juliana!!
ResponderExcluirTambém quero o visto permanente. É um grande passo para o nosso futuro.
A dupla cidadania vai ser consequência.
E paciência recompensou! Só quem ta longe do Brasil sabe como é difícil mesmo, ainda mais na Suécia.
/Marco