
Dia 13 de Dezembro foi comemorado aqui na Suécia o Dia de Santa Lucia, uma das grandes tradições na Suécia que marca o início das comemorações de Natal.
Esse é um dos poucos dias santos comemorados na escandinávia.
Antigamente esse era o dia com a noite mais longa do ano (ou seja, o dia mais escuro do ano) e acreditava-se que o mal (ou criaturas malígnas) rondava pelas ruas e era considerado melhor passar a noite inteira acordados (também conhecido como "Lussevaka", o nome tendo uma certa conexão a Lucifer, que se dizia estar mais "ativo" nessa noite) com velas acesas em suas casas (que era também um jeito de comemorar a luz nos dias de escuridão).
Mesmo depois de o novo calendário (gregoriano) ter mudado a noite mais longa do ano pro dia 21 (ou 22) de Dezembro, as crenças populares sobre o dia 13 continuaram.
Hoje em dia as festividades contam com processões com canções típicas onde meninas se vestem com vestidos brancos e a Lucia eleita carrega uma coroa de velas enquanto as outras carregam velas em uma das mãos e hoje em dia garotos também participam se vestindo com diversos temas natalinos. Todo ano se elege uma Lucia oficial (o que acontece também na maioria das cidades e escolas, onde as crianças costumam fazer apresentações).
Existe também um pão típico chamado "Lussekatt" (o nome também relacionado a Lucifer, devido a história de que o diabo em forma de gato punia as crianças enquanto Jesus em forma de criança distribuía pãezinhos pras crianças boazinhas).

Nenhum comentário:
Postar um comentário