
Aqui é possível ter aulas de direção tanto em uma auto-escola quanto com alguém de sua escolha, que seja maior de 25 anos e tenha carteira de habilitação por pelo menos 5 anos. Essa pessoa e você têm de participar de um curso de 3 horas chamado "Introduktionsutbildning" (curso de introdução) juntos. Antes de poderem sair e dirigir os 2 têm de ter recebido permissão e esses papéis têm de estar no carro sempre que se for dirigir. No carro também têm de estar essa "placa" que está na foto onde se diz que a pessoa no volante está treinando na direção.
O Mike agora é meu "handledare" (instrutor) e só posso dizer que aprender a dirigir na Suécia é uma delícia!
Todo o processo de preencher formulários, fazer exame de vista, marcar o curso e receber os papéis de permissão foi rápido e em algumas semanas eu já podia dirigir (com meu instrutor sempre no carro) legalmente. As taxas, na minha opinião, não são muito altas, além dos preços a se pagar pelos serviços de uma auto-escola.
Antes de se ter a carteira de habilitação em mãos, é necessário passar por um treinamento chamado "Riskutbildning", que contém aulas sobre os riscos do cansaço, álcool e drogas e "halkbana" (pista escorregadia) onde se treina a dirigir nas condições de inverno e chuva.
As provas práticas e teóricas são no mesmo dia, e se têm a oportunidade de tentar de novo se não passar em alguma delas sem ter de pagar o valor total novamente.
Posso dizer que tenho aprendido rápido, apesar dos sustos causados pelo pânico do meu instrutor quando chego perto demais de alguma coisa (ou alguém) e dos momentos de vergonha quando o carro acaba morrendo.
Obviamente a situação do trânsito e das estradas na Suécia são bem diferentes das de São Paulo, e acredito que possa levar um tempo até eu ter coragem de dirigir nas ruas da minha cidade natal.
Por enquanto é só continuar treinando, estudar na parte teórica e tentar tirar minha carteira o mais rápido possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário